segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dimensões de saúde-doença

                                                               Mônica Sacramento

Para combater as iniqüidades de saúde, devemos conhecer melhor as condições de vida e trabalho dos diversos grupos da população. Precisamos, ainda, conhecer as relações dessas condições de vida e trabalho, por um lado, com determinantes mais gerais da sociedade e, por outro, com determinantes mais específicos próprios dos indivíduos que compõem esses grupos.
Devemos também definir, implementar e avaliar políticas e programas que pretendem interferir nessas determinações. Por fim, devemos fazer com que a sociedade se conscientize do grave problema que as iniqüidades de saúde representam, não somente para os mais desfavorecidos, como também para a sociedade em seu conjunto, buscando com isso conseguir o apoio político necessário à implementação de intervenções.

“Dimensões determinantes da Saúde – Doença – Cuidado”

            

Os fenômenos de saúde-doença-cuidado estão presentes no cotidiano social, de onde emergem saberes e práticas diversas em um processo historicamente situado de produção e reprodução de conhecimentos no campo da Saúde. 
Como resultado da sistematização de um marco conceitual diferenciador de distintas categorias de determinação, os autores propõem referenciar os diversos processos e vetores de desigualdades sobre saúde-doença-cuidado por categorias particulares de processos determinantes, quais sejam:
1.    ‘causação’ biológica de processos patológicos individuais;
2.    ‘determinação’ social da situação e das condições de saúde;
3.    ‘produção’ cultural das práticas de saúde;
4.    ‘construção’ política das instituições de saúde;
5.    ‘invenção’ simbólica dos sentidos da saúde.
Sinalizam a importância em compreender as raízes e origens das desigualdades, adicionando à questão da determinação da saúde os importantes temas da ‘produção’ das práticas, ‘construção’ das instituições e da ‘invenção’ dos sentidos da saúde, termos cujo diferencial semântico sugerido corresponde, “numa perspectiva epistemológica mais consistente, a diferentes planos de realidade e distintos efeitos da estrutura de desigualdades que, no cotidiano das sociedades contemporâneas, tornam-se permanente fonte de injustiças e iniqüidades.” É sobre essas categorias particulares que pretendemos discutir. 

  Magali Pinto
  Med. Veterinária